Fohatt “Ancient Ritual of the Season”
1 - Primeiramente muito obrigado por aceita convite do 'Metal Negro América do Sul". Conte em suas palavras como foi formado a horda Fohatt e, quais são as influências musicais da horda?
Saudações a grande Web Zine “Metal Negro América do Sul” e a todos envolvidos na cena underground, muito obrigado pelo convite e abertura do espaço aqui com todos vocês. Eu Gustavo, Fernando Nahtaivel, Tony, Teja e Edgar já nos conhecíamos da cena desde o início da década de 90. Nos encontrávamos nos shows e corríamos atrás através de contatos por cartas para conhecer novos materiais, zines....
Desde aquela época estávamos envolvidos em outras bandas e projetos e ficamos um bom tempo sem fazer algo juntos, quando tivemos a ideia de fazer um doom metal atmosférico que se transformou na Fohatt em 2021. Se integrando junto na horda a Ana, o Leo que já tocavam juntos com o Edgar e o Eduardo que também tinha participações em projetos com o Tony e o Teja. Na verdade, todo mundo integrado de alguma forma e a conexão foi a criação da banda.
Também eu o Edgar já tocamos no Necrotério e o Fernando participa atualmente de diversas bandas e projetos como Insane Devotion, Eternal Sorrow, Great Vast Forest, Dimension Doom, Amen Corner, Murder Rape, Lacrima Mortis e Pecadores.
Nossas influências começaram muito com Sarcófago, Dorsal Atlântica, Amen Corner, Infernal, Black Sabbath, Celtic Frost, Venon, Paradise lost, Anathema, My Dying Bride, Tiamat, Amorphis, Katatonia, Vital Remains, Beheret, Impaled Nazarene, Thergothon, entre muitas outras bandas.
Naquela época muita delas estavam lançando seus trabalhos inicias....
2- fale-me sobre o Ep "Ancient Ritual Of The Season", foi lançado em formato digital e, você tem planos de lança em formato físico?
O Ep, foi lançado com a ideia de ser um trabalho no formato digital mesmo, estávamos iniciando as composições, amadurecendo o trabalho para depois sim lançarmos o próximo álbum em formato físico. Mas nada impede o lançamento dele no formato físico também.
3- Qual é a sua visão ideológica da horda, e o que pensa respeito da atual fase da cena underground?
Abrangemos temas como ocultismo, forças da natureza, aliada a visão de libertação das limitações psicológicas, políticas, religiosas, provenientes das crenças, valores e dogmas da sociedade humana. Achamos que a sociedade não tem evolução psicológica, apenas intelectual, o que gera conflitos, guerras, a autodestruição interna e externa. A cena na minha opinião, mas espero que eu esteja errado, já foi muito mais forte e unida. Pode ser ciclos também, mas vejo a galera envelhecendo e poucas pessoas novas participando do underground como um movimento muito maior do que só escutar sons nas playlists...
4- Qual sua opinião sobre plataformas e redes sociais, você concorda que isso ajuda ou você acha que a internet trouxe mais benefício, ou prejuízos ao underground?
Como somos do tempo das cartas, zines impressos, sinto saudades...Acho que a internet ajudou muito no ponto de vista de divulgação, facilidade de acesso e comunicação. Mas por outro lado, observo que aquela energia de fraternidade, coesão que tínhamos no underground se dissipou... Particularmente não gosto de mídias sociais, só usei recentemente o instagram para a divulgação da banda.
5- Diga um título ou frase de uma música da horda Fohatt que feche um pouco com os ideais de você?
O nome do álbum, “Ancient Ritual of the Season”
6- Como você define o som da horda Fohatt que o inspirou a batizar a horda com este nome?
Foi esse lado do ocultismo, essa energia de mistério que existe profundamente no vazio, serena e caótica, vida e morte ao mesmo tempo... criando e destruindo infinitamente.
7- Horda vai lança no outono de 2024 novo álbum pela gravadora Eternal Hatred Records, fale sobre este futuro lançamento?
A gravadora se interessou em nosso EP e em conversas decidimos lançar um material mais robusto em formato físico. A princípio em Cd, mas estamos estudando para lançar em vinil também. Já estamos finalizando as gravações e preparando o material gráfico.
8- Qual visão do horda Fohatt sobre o preconceito de raças?
Não somos a favor de nenhum preconceito racial, admiramos principalmente aquelas que vivem com outra visão de mundo, fora do sistema político religioso mundial, como povos indígenas que resistem, com suas raízes muito mais integradas com a natureza.
9- Para finalizar, deixe tuas palavras aos guerreiros (as), da nossa cena underground e, muito obrigado pela entrevista, vida longa Horda Fohatt.
Avante guerreiros! Continuem fazendo algo que tenha sentido para cada um de vocês, sem se importarem com a visão limitada dos padrões....
Vida longa ao 'Metal Negro América do Sul".