Goatlord "Sangue e fogo
1 - Primeiramente muito obrigado por aceita convite do 'Metal Negro América do Sul". Conte em suas palavras como foi formado a horda Goatlord e quais são as influências musicais da horda?
M.Samhain. bom dia,guerreiro. Bom,a Goatlord foi formada no ano de 2002, ela surgiu do término de uma outra banda que eu tocava chamada Morbidesires, que tinha uma pegada mais dark/doom. Já naquela época no final dos anos 90 eu já tinha vontade de formar uma banda de Black metal influenciada principalmente pela cena escandinava,principalmente a norueguesa e sueca, mas por dificuldades em conseguir encontrar guerreiros com a mesma proposta e ideologia,essa ideia eu fui adiando até que em 2002 junto com zephyrus(vocals), Lord satanicus baixo) e eu (guitarra e bateria programada) gravamos começamos trabalhar em algumas canções que lançamos em Tape intitulada (POEMS), no mesmo ano de 2002.
Sim, optamos em usar bateria eletrônica justamente pela escassez de bateristas interessados para o projeto, estamos falando do final dos anos 90, a Internet não estava consolidada como é hoje,tudo era mais difícil.
Esse trabalho nos abriu várias portas aqui no Rio de janeiro, tivemos ótimas críticas em zines e revistas no Brasil e exterior. Como dito antes nossa principal influência era black metal nórdico, além de algumas hordas nacionais que achamos primordiais como Sarcófago, Mystifier e In memorian.
2- Quantos trabalhos Horda Goatlord possuir , fale-me um pouco sobre eles?
M.samhain. Temos 4 demos lançados, (POEMS) 2002, (BLACK METAL) 2003, (KEEP ON THE FUCKING HELL) 2004 e (CHAOS) 2009.
Bem, tanto POEMS quanto BLACK METAL procuramos fazer o mais puro black metal na sua raiz,tanto na sonoridade quanto na ideologia. Já em (KEEP ON THE FUCKING HELL) tivemos mudanças na formação, sai Lord satanicus e entra Malebolge no baixo, e Assfucker assume a bateria, impactando também no nosso som, que passamos a incorporar algumas sonoridades mais thrash/e death ao black metal, algo como o sarcófago fez em The laws of scourge,que considero estar entre os 5 melhores discos do estilo no Brasil.
Já em (CHAOS) Creio que a sonoridade é a produção desse material ficou afetado pela fase ruim na qual a banda estava passando no momento,divergências de ideias e abuso de álcool e drogas fez a banda terminar pouco tempo depois do lançamento desse material. Talvez seja o trabalho que personifique toda a sonoridade da Goatlord ao longo dos anos. Digamos que é um death/black digno,apesar de não ter ficado totalmente satisfeito com a produção final.
3- Qual é a sua visão ideológica da horda, e o que pensa respeito da atual fase da cena underground?
M.samhain. A proposta da Goatlord sempre foi ser uma Horda de Black metal na sua mais pura definição. O mal maior não é Deus,Jesus ou qualquer besteira dessas,o mal maior da sociedade sempre foi a igreja principalmente as pentecostais com seus pastores e líderes que ficam milionários as custas de pessoas carentes que muitas das vezes não têm nem o que comer direito. Isso sempre me incomodou. Eu quando criança fui levado a igreja com meus pais, lembro 10 ou 11 anos já percebia que algo não estava certo, já percebia que não é aquilo que queria pra mim, até que por volta dos meus 13 anos já entrando na adolescência, já curtia alguma coisa de rock e metal, daí abandonei de vez tudo aquilo,para desespero da minha mãe....hehe
4- Horda Goatlord foi formada em 2002, quase 22 anos e, quais foram as maiores dificuldades e vitórias para se manter todos este tempo no nosso underground?
M.samhain. Como tinha dito acima, a goatlord iniciou as atividades em 2002 e durou até meados de 2013, (11 anos) nesse tempo tocamos em vários festivais principalmente aqui no Rio de janeiro, gravamos 4 demos, algumas lançados até no exterior, fizemos muitas amizades,porém infelizmente em 2013 paramos. Creio que a maior dificuldade seja manter uma formação estabilizada, o que nem sempre é fácil,trocas recorrentes na formação muitas das vezes vai cansando e desanimando, e foi o que aconteceu, resolvemos dar um tempo. E esse tempo foi até 2023 (10 anos) quando começamos a ensaiar a princípio sé a pretensão de voltar,mas percebemos que tínhamos ótimas músicas novas em mãos e sejamos aí,firme e forte novamente.
5- Qual sua opinião sobre plataformas e redes sociais, você concorda que isso ajuda ou você acha que a internet trouxe mais benefício, ou prejuízos ao underground?
M.samhain. Eu acho válido, é a tecnologia a serviço do metal,não vou dar uma de "truezão saudosista", ouço sim música no spotify quando estou na rua por uma questão de praticidade, mas em casa ouço meus LPS e CDS com o mesmo prazer. Mas eu vejo 2 pontos, ao mesmo tempo que as redes sociais ajuda na divulgação da sua banda, também ajuda as milhares de outras bandas, então poucas realmente conseguem se destacar na multidão de bandas.
Mas de um modo geral acho que trouxe mais benefícios que prejuízo, visto a facilidade de se conhecer bandas novas e mesmo antigas.
6- Diga um título ou frase de uma música da horda Goatlord que feche um pouco com os ideais de vocês?
M.samhain. Estamos trabalhando numa música nova chamada "Sangue e fogo", em um trecho da letra diz o seguinte:
"IGREJAS Pentecostais LAVAM DINHEIRO DO CRIME
TUDO PARA HONRAR A TÃO ESPERADA PROSPERIDADE
IGREJAS SE MULTIPLICAM COMO METÁSTASE
COMO UMA INDUSTRIA DE FÉ"
Acho que esse trecho resume muito bem o cancer que é as igrejas pentecostais.
7- Que inspirou vocês a batizar horda com este nome?
M.samhain. O nome Goatlord é o clássico álbum do Darkthrone lançado em 1996, foi o álbum que me fez querer montar uma banda de Black metal. Goatlord e Panzerfaust posso ouvir 10 vezes no dia que não vou enjoar.
8- Qual é sua opinião sobre radicalismos você acha necessário ou isso faz parte do passado?
M.samhain. Olha,eu estava conversando um dia desses sobre isso com um outro guerreiro do metal. Eu acho que temos que ter bom senso, não sei nos outros estados,mas aqui no Rio isso é muito complicado, moramos em um estado que faz 40 graus fácil, mas se te veem andando de camisa regata ou bermuda vão dizer que você é poser. Você não pode ir a um show de Black metal com uma camisa do Rush por exemplo que vão te olhar de cara feia. As pessoas não entendem que eu não escuto só black metal, eu vivo black metal,mas curto também um Iron Maiden,curto um Rush e até alguns hard rock, e eu sou poser por isso? Sabe aqui no Brasil tem muito disso,banda de Black metal não toca com banda de heavy metal e vice versa. Lá na Europa isso é a coisa mais normal do mundo
9- Quais são as inspirações na hora de compor suas músicas e, quais temas vocês aborto em suas letras?
M.samhain. minhas inspirações são muitas, além de combater a igreja cristã, pastores corruptos,padres pedófilos. Abordamos temas como serial killers,suicídio, depressão e até alguns problemas sociais como o crack por exemplo. Eu vejo o black metal como uma arte obscura, e temas obscuros são vários.
10- Nestes 22 anos de Hordas muitos shows foram feitos, falei sobre eles?
M.samhain. Nós 10 primeiros anos da formação da banda até seu término em 2013 tocamos bastante aqui no Rio de janeiro,tocamos com várias hordas de irmãos da cena carioca. E agora depois da volta, já estamos correndo atrás de show,já tem algumas propostas para tocar em São paulo, espero que consolide em breve.
11- Para finalizar, deixe tuas palavras aos guerreiros (as), da nossa cena underground e, muito obrigado pela entrevista, vida longa Horda Goatlord.
M.samhain. Obrigado guerreiro pelo apoio, e pela oportunidade. O que temos a dizer é que a Goatlord retornou das trevas, para fortalecer a cena,esperamos tocar em vários estados do Brasil. Nosso próximo material será lançado no segundo semestre de 2024 do mais puro black metal carioca. Contatos para shows Mcsamhain@gmail.com
Um abraço. HAIL SATAN